Quarta, 01 de Dezembro de 2021
18°

Pancada de chuva

Iúna - ES

Cidades Combater escorpiões

Iúna e mais 37 municípios estarão recebendo treinamento para reduzir ataques de escorpiões

. Inicialmente, segundo a Sesa, foi realizada uma preparação teórica e atualmente as equipes realizam ações práticas.

18/10/2021 às 14h58 Atualizada em 18/10/2021 às 15h06
Por: Fonte: Dia a Dia ES
Compartilhe:
Iúna e mais 37 municípios estarão recebendo treinamento para reduzir ataques de escorpiões

Para ajudar a prevenir acidentes envolvendo escorpiões, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão visitando municípios capixabas para treinar os servidores locais. Até o momento, 38 municípios foram visitados.

Acidentes envolvendo escorpiões estão frequentes. Segundo dados da Sesa, entre janeiro e abril deste ano 1.363 pessoas foram picadas, uma média de um acidente a cada duas horas. No ano passado, foram 1.406 acidentes neste mesmo período.

Participaram dos treinamentos 29 municípios da Central Norte, cinco do Sul do estado e quatro da Região Metropolitana. Inicialmente, segundo a Sesa, foi realizada uma preparação teórica e atualmente as equipes realizam ações práticas.

No sul do Estado participaram do treinamento as cidades de Anchieta, Iúna, Presidente Kennedy, Itapemirim e Rio Novo do Sul.

Na parte prática, as equipes da Sesa vão até as áreas onde ocorreram os acidentes para orientar os moradores a evitar situações que atraiam escorpiões. As visitas são acompanhadas por técnicos e agentes da Vigilância Ambiental dos municípios.

A bióloga e especialista em Gestão, Regulação e Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Colatina, Pollyana Lima Peterle, ressalta que algumas medidas simples podem evitar acidentes envolvendo escorpiões.

“Tijolos, telhas e madeiras devem ser eliminados ou colocados longe de casa. Lixo deve ficar em sacolas ou em lixeiras, para afastar baratas, que são alimentos dos escorpiões”, ressaltou.

Durante o trabalho em campo, são capturados diversos indivíduos. Em alguns locais, a equipe utiliza luz negra para ações no período noturno.

Algumas dicas que podem evitar acidentes

– É preciso eliminar ou afastar das residências materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões, como telhas, tijolos, madeiras e entulhos.

– O escorpião se alimenta de baratas, portanto, é necessário evitar a presença destes insetos, condicionando o lixo de forma adequada, em lixeiras ou sacos plásticos.

– Em locais onde há escorpiões, é bom verificar o local ao sentar ou deitar-se. Evitar deixar roupa de cama encostada no chão e manter cama afastada da parede. É aconselhável balançar roupas antes de usar e também olhar sapatos e tênis antes de calçar.

– Em caso de picada, procurar imediatamente atendimento médico. Principalmente, se o acidente for com crianças menores de 10 anos ou idosos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Iúna - ES
Iúna - ES
Sobre o município O município de Iúna é localizado a quinze km da BR-262 e a 180 km da capital do estado, Vitória, fazendo parte de sua área no Parque Nacional do Caparaó, embora o Pico da Bandeira (ponto culminante do estado) fique no município de Ibitirama. No município fica o Pico do Colosso, com 2 849 metros. Crédito imagem: Alcino Junior
Iúna - ES Atualizado às 02h58 - Fonte: ClimaTempo
18°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 28°

Qui 30°C 18°C
Sex 27°C 16°C
Sáb 27°C 15°C
Dom 28°C 15°C
Seg 25°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes