Segunda, 27 de Setembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Iúna - ES

Turismo Rota de Turismo

Ibatiba: prefeito e vereadores mobilizam lideranças visando criação de Rota Turística no Caparaó

Audiência Pública foi realizada nesta quinta-feira (09)

10/09/2021 às 14h09 Atualizada em 10/09/2021 às 15h58
Por: Valdir Vieira Fonte: Jornal Cidade Agora
Compartilhe:
Audiência Pública contou com boa participação popular/ foto: Câmara de Ibatiba
Audiência Pública contou com boa participação popular/ foto: Câmara de Ibatiba

Visando contar inicialmente com os municípios de Iúna, Irupi, Ibitirama e Muniz Freire, o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo propôs a criação da Rota Turística da Cerveja Artesanal e do Café de Qualidade da região do Caparaó. Uma Audiência Pública, convocada pelo 11 vereadores, foi realizada na quinta-feira (09), na Câmara municipal de Ibatiba. Nessa audiência, que contou com as presenças de vereadores de Iúna e Muniz Freire, produtores de café, donos de cervejarias, comerciantes, empresários, secretários municipais e outras lideranças locais e regionais, o prefeito falou da importância da criação da rota para a geração de empregos e renda na região do Caparaó.

Veja a entrevista concedida à reportagem da TV Caparaó.

Principal articulador e autor da ideia de criação da Rota, o prefeito Luciano Pingo respondeu a questionamentos e falou da importância da audiência pública e de se pensar regionalmente. Inicialmente, de acordo com o prefeito, a ideia será difundida nos municípios de Ibatiba, Iúna, Irupi, Ibitirama e Muniz Freire, e outras reuniões e audiências públicas devem acontecer. 

A audiência foi solicitada pelos 11 vereadores e contou com as presenças do prefeito de Ibatiba e vice-presidente da Amunes (Associação de Municípios do Espírito Santo, Luciano Pingo; de representantes de cervejarias artesanais, motociclistas, organizadores do Ibatiba Moto Fest – Ame Ibatiba; vereadores de Ibatiba: Fernando Vieira, João Pedro Carvalho Rocha, Emiliane Lázaro, Paulinho do Eucalipto, Leonardo David Alexandrino de Carvalho, Sílvio do Barateiro, Elias Silveira (Lili), Ivanito Barbosa e Robertinho Magnético.

Vereadores de Iúna: Valci de Paula (Tuiquinha), Emmanoel Garcia, Geovane Furtado, Helton Amorim e Mateus Fonseca (Foto abaixo).

Vereadores de Muniz Freire, que estiveram participando: Caíque de Souza Carvalho, José Maria Bergamini e Edimar Pereira Chaves (Gury).

Adelson Ribeiro, radialista da Rádio Mania FM, de Ibatiba, foi o mestre de cerimônia do evento. Estiveram presentes ainda, Edna Fadlalah (diretora da Rádio Mania FM), jornalistas, comerciantes, produtores de cafés especiais, empresários da área da gastronomia; secretários, entre eles Manoel Gomes e Tatiane, de Iúna, e Geilson Tomas, Gecinete e Samuel, de Ibatiba. Representantes da Geturi (Associação Gestora do Turismo Rural de Ibatiba, representantes do Incaper, entre eles o coordenador Cristiano Cateringer, e demais pessoas e associações ligadas ao empreendedorismo e ao turismo.

Foi um momento especial, aonde foram ouvidas histórias de sucesso, como do restaurante Vovó Rozinha, que começou pequeno e hoje gera cerca de 15 empregos diretos e indiretos. “Tudo começou com um muito empenho, qualificação e trabalho dedicado”, destacou Rosângela Toledo, proprietária do estabelecimento. (Foto acima).

Para Gecinete Pimentel de Carvalho (Geturi) “o segredo para o sucesso da Rota está na unidade da região em prol do projeto”.

O pastor Osmarino da Igreja Assembleia de Deus, representou o Copai (Conselho de Pastores de Ibatiba (Foto baixo):

 

No evento era aguardada a presença do deputado federal e membro da Comissão de Turismo da Câmara dos deputados federais, Amaro Neto. O deputado justificou a ausência devido a outros compromissos assumidos, mas, de acordo com o presidente da Câmara, Fernando Vieira, o deputado prometeu agendar uma nova data para estar em Ibatiba, e demonstrou todo o seu apoio à criação da Rota.

A iniciativa proporcionou um diálogo entre entidades e comunidades locais para essa nova experiência que destaca o potencial empreendedor, industrial e de serviços do município de Ibatiba e região. 

Uma das reivindicações dos participantes foi a melhoria da sinalização, principalmente nas zonas rurais dos municípios.

Os vereadores de Ibatiba, presentes na audiência pública, pediram mais apoio para os empreendedores e melhorias nos acessos aos empreendimentos.

O empreendedor Carlos Eduardo (Kadu) da cervejaria Panzert, falou à reportagem da TV Caparaó sobre as tratativas para a criação da Rota da Cerveja e do Café de Qualidade do Caparaó, Veja!

Para o presidente da Câmara de Ibatiba, vereador Fernando Vieira “é uma grande oportunidade de investimento que os empreendedores de Ibatiba e região devem abraçar”.

O coordenador do Incaper, em Ibatiba, Cristiano Cateringer destacou que o café do Caparaó que já tem o selo de Indicação Geográfica (IG), pode ajudar na promoção e divulgação da Rota.

Veja!

A ideia dos vereadores e do Poder Executivo de Ibatiba, é ouvir a sociedade, as empresas, associações, e todos ligados ao tema. Em Ibatiba existem seis cervejarias, sendo que duas já estão registradas, oficialmente, no Governo Federal, para comercialização, uma está em fase de registro e outras três ainda possuem produção para consumo interno. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ibatiba - ES
Ibatiba - ES
Sobre o município Ibatiba, segundo Gonçalves Dias, é vocábulo tupi que significa pomar. De ybá: árvore, porém com mais propriedade fruta; e tyba: sítio onde há muita abundância de alguma coisa. A história de Ibatiba começa na segunda metade do século XIX, quando agricultores mineiros e cariocas migraram para a região do Rio Pardo e lá se estabeleceram com suas famílias e também alguns escravos. Mais informações: https://ibatiba.es.leg.br Foto: Alcino Junior
Iúna - ES Atualizado às 00h21 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 31°

Ter 30°C 14°C
Qua 30°C 16°C
Qui 31°C 16°C
Sex 29°C 16°C
Sáb 32°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes