Terça, 23 de Julho de 2024
12°C 26°C
Iúna, ES

Maratona Enem será transmitida ao vivo pela Rede Minas

TV pública do Governo de Minas amplia conteúdo educacional com programação diversificada voltada para a preparação do exame

10/07/2024 às 14h54
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Maratona Enem / Reprodução
Maratona Enem / Reprodução

A partir desta quarta-feira (10/7), a Rede Minas , emissora pública do Governo de Minas , reforça o conteúdo educacional com a transmissão da Maratona Enem em TV aberta, na grade do programa Se Liga na Educação. 

A iniciativa vai auxiliar os estudantes da rede pública mineira, assim como qualquer pessoa interessada em acompanhar as aulas, na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As teleaulas serão transmitidas diariamente, ao vivo, das 14h às 17h, na multiprogramação da emissora. 

Desenvolvida em parceria com a Editora Estudo Play, a Maratona Enem faz parte das ações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) destinadas aos estudantes do 3º ano do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Além das teleaulas diárias, os estudantes têm acesso a simulados e à plataforma Estudo Play, que oferece recursos como correção de redação e trilhas individualizadas de aprendizagem.

"Essa é uma ação importante porque fortalece o nosso compromisso com a democratização da educação, ampliando as oportunidades de acesso a conteúdos de qualidade em TV aberta”, avalia o diretor pedagógico do Estudo Play, Erik Anderson.

“A iniciativa contribui bastante para a difusão do conhecimento, auxiliando estudantes e egressos do ensino médio que vão fazer o Enem ou o vestibular a obterem, independentemente da condição socioeconômica, uma preparação eficaz para o ingresso no ensino superior", completou.

Aulas

As aulas da Maratona Enem são um complemento ao trabalho feito pelos professores da rede estadual em sala de aula e das videoaulas do Pré-enem do Se Liga na Educação que são transmitidas pela Rede Minas. 

Ambas as iniciativas abordam as quatro áreas de conhecimento do Enem: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 

Apesar de focadas no último ano do ensino médio, as aulas estão disponíveis para toda a rede estadual de ensino.

A preparação para o Enem segue até o dia 8/11. 

Os conteúdos são disponibilizados ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, nos canais do Estudo Play (@estudoplay), da Secretaria de Educação (@estudioeducacaomg) no YouTube e na programação da Rede Minas ( redeminas.tv/como-sintonizar ). 

Multiprogramação voltada para a educação 

A Rede Minas ampliou as faixas de programação, dedicando três delas exclusivamente à educação, proporcionando acesso a conteúdos diversificados voltados para a preparação do Enem. 

Na faixa dois, os estudantes encontram as aulas do programa Se Liga na Educação, que reforçam os conteúdos das aulas presenciais do Currículo Referência Minas Gerais (CRMG) e oferecem ainda um Tira-Dúvidas ao vivo. 

Na faixa três, está o Pré-enem, um canal exclusivo para preparação para as provas, que inclui aulas específicas do ensino médio, resoluções de questões de provas anteriores do

Enem e debates sobre temas contemporâneos que podem ser exigidos na redação e agora, a Maratona Enem do Estudo Play. Na faixa quatro o telespectador poderá acompanhar conteúdos variados da educação.

O recurso da TV digital permite transmitir diferentes conteúdos em um mesmo canal. Para acessá-los, basta usar a seta para cima no controle remoto da sua TV. Além da programação principal no canal 9, em Belo Horizonte, os telespectadores podem acessar os conteúdos nos canais pelo sinal digital. Saiba como sintonizar em sua cidade: redeminas.tv/como-sintonizar.

Rede Minas

A Rede Minas de Televisão é uma emissora pública e educativa que visa promover valores, educação e cultura para a população de Minas Gerais por meio de programas de interesse público. 

Integrada à política cultural do estado, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação de Minas Gerais (Secom/MG), a emissora enriquece a vida das pessoas com conteúdos audiovisuais informativos, culturais e educativos.

Reconhecida como uma das maiores emissoras públicas do país, a Rede Minas possui papel fundamental na disseminação de conhecimento e cultura. 

A emissora alcança quase 600 municípios mineiros, cobertura que ultrapassa o estado e chega a outros países da América Latina por meio de antena parabólica. 

A transmissão é garantida, também, pelo site redeminas.tv e plataforma de streaming Minasplay.

Com um compromisso contínuo com a produção de conteúdos inéditos em Minas Gerais, a Rede Minas se destaca como a emissora que mais produz horas de novos programas no estado.

Utilizando transmissão digital e produções em Alta Definição (HD), a emissora continua desempenhando um papel vital na educação e cultura do estado, alcançando um vasto público com conteúdos de alta qualidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.