Quinta, 13 de Junho de 2024
12°C 24°C
Iúna, ES

19ª Cia Ind realiza solenidade de Destaque Operacional do 2º semestre de 2023

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (06), no Auditório da Igreja Católica de Pinheiros, a solenidade em homenagem aos Destaques Operacionais ...

06/06/2024 às 15h26
Por: Redação Fonte: Polícia Militar - ES
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (06), no Auditório da Igreja Católica de Pinheiros, a solenidade em homenagem aos Destaques Operacionais do 2º Semestre de 2023, assim como dos Destaques Produtividade do 3º e 4º Trimestre deste mesmo ano. Na ocasião também foram entregues as medalhas “Valor Policial Militar” nas cores bronze, prata e ouro, aos militares que completaram 10, 20 e 28 anos de serviços prestados, respectivamente.

Participaram do evento o comandante do 4º Comando de Polícia Ostensiva Regional, tenente-coronel Joaquim Pio da Silva, o comandante da 19ª Cia Independente, major Manoel Gambarti Júnior; o subcomandante da 19ª Cia Independente, capitão Vitor Prates Ribeiro; o delegado de Polícia Civil de Pinheiros, Jameson Santos Amaral; o delegado de Polícia Civil de Montanha, Mucurici e Ponto Belo, Eduardo Pimenta Mota; o Padre Pároco de Pinheiros, Magno Nogueira Pereira; o coordenador de Inteligência Patrimonial da SUZANO, Arilson Ribeiro de Ciqueira, demais oficiais, praças e autoridades presentes.

O primeiro ato da solenidade foi marcado com o cântico do Hino Nacional Brasileiro, em seguida foi realizada a entrega das medalhas “Valor Policial Militar”. Aos policiais que completaram 10 anos de serviço foi entregue a medalha de bronze, aos que completaram 20 anos de serviço, a medalha de prata e aos que completaram 28 anos de serviço, foi-lhes entregue a medalha de ouro. A Polícia Militar do Espírito Santo tem por tradição homenagear os valorosos policiais com tais medalhas, em reconhecimento aos anos de serviço dedicados à nobre missão de servir e proteger a comunidade capixaba.

Dando prosseguimento, os militares que se destacaram operacional e administrativamente no 2º Semestre de 2023, foram agraciados com um certificado de reconhecimento, enaltecendo o profissionalismo, empenho, tirocínio e dedicação desses policiais. Dentre eles vale mencionar o cabo Renato Pinheiro Camargos, pertencente ao 2º Pelotão da 19ª Cia Ind., que foi o destaque geral da unidade, realizando a prisão de 70 indivíduos em flagrante delito, dentre outras ações repressivas e preventivas. Além dos destaques operacionais e administrativos, foram agraciados também, com um certificado de reconhecimento, os destaques “Produtividade”, que é aferido através do programa E-Gestão, implantado pelo comando da unidade com o intuito de homenagear ante os públicos interno e externo, os policiais militares que se destacaram no exercício das atividades operacionais e administrativas da Unidade.

Fazendo o uso da palavra o comandante da 19ª Cia Ind., major Manoel Gambarti Júnior, cumprimentou a todos os presentes e iniciou sua fala enaltecendo os avanços alcançados desde a criação da unidade. Destacando a instalação da sede provisória da Unidade no bairro Galileia, o que contribuiu para a maior comodidade de toda tropa, além de levar maior sensação de segurança a um bairro da cidade que sofria com a presença da criminalidade. A mudança da sede do 2º Pelotão para um novo imóvel, a aquisição de terreno para a construção de uma nova sede, o recebimento de novas viaturas, aumento do efetivo, dentre outros avanços logísticos, também foram lembrados. Enalteceu os resultados obtidos no ano de 2023, apontando marcas expressivas, o maior número de pessoas detidas nos últimos 6 anos e o 2º menor número de homicídios em 28 anos (8), por exemplo. Apresentou ainda a significativa redução nos crimes contra o patrimônio, destacando o crime de roubo, que neste ano sofreu uma queda de 69%, se comparado ao ano de 2020, e a detenção de 286 pessoas nesses primeiros 6 meses do ano. Destacou ainda a sintonia entre a tropa, tanto no âmbito administrativo, quanto operacional, e desta com os demais órgãos que atuam na segurança pública dos municípios que a unidade abrange. Finalizou parabenizando os militares que concluíram nesta última semana o I Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco – CPAAR realizado na sede do 2º Batalhão e a todos militares agraciados como destaques operacionais e administrativos, bem como os militares que receberam as medalhas “Valor Policial Militar”.

Também com a palavra o comandante do 4º CPOR, tenente-coronel Joaquim Pio da Silva,iniciou sua fala parabenizando o excelente serviço desempenhado por todo efetivo da 19ª Cia Ind., e em especial o Sr. Major Manoel Gambarti Júnior, pelo brilhantismo no exercício do comando da unidade. Exaltou os números e bom desempenho na redução da criminalidade, apresentado pela Subunidade, traçando um paralelo com o período em que teve sua primeira passagem pela região, por volta de 2012, quando, em especial o município de Pinheiros, se destacava negativamente no âmbito nacional, por conta dos altos índices de criminalidade. Deixou como missão para o comando da unidade, a implantação da “Patrulha K9”, que é a utilização de cães, para que, principalmente, com sua ampla capacidade olfativa, possam prestar auxílio na detecção de armas de fogo, munições, materiais entorpecentes, dentre outros. Finalizou parabenizando todo o efetivo da 19ª Cia Ind., em especial aos militares que se destacaram administrativa e operacionalmente, assim como os militares da “Reserva Remunerada”, que de forma voluntária continuam exercendo a atividade policial militar e contribuindo assim para que o desempenho positivo da tropa seja cada vez maior.

 A finalização da solenidade foi marcada pelo cântico da canção do Soldado Capixaba e inauguração de uma placa na sede da 19ª Companhia Independente, alusiva ao melhor anos da Segurança Pública da “Região Doce Terra Morena”.

Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.