Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram durante a 23ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (18) o Projeto de Lei Ordinária nº 40/2023 na qual denomina a Unidade de Saúde do bairro Pito como José de Souza Huguinim.
José de Souza foi um cidadão importante na área da saúde durante muitos anos no município de Iúna, principalmente nos atendimentos de pacientes com hanseníase e com dor de ouvido.
O Presidente da Câmara Adimilson de Sousa fez a leitura de um resumo da vida de José de Souza Huguinim. “Nascido em Muniz Freire em 1935, onde tinha uma barbearia, filho de Jair Castelar Huguinim e Mariana Souza Huguinim, casado com Maria Amélia Martins com quem teve cinco filhos José Robson, Ronaldo, Renato, Romário e Bernadete. Em março de 1965 sentiu desejo e necessidade em fazer um curso de hanseníase. Se mudou para Iúna na década de 70, onde assumiu na época o seu emprego público na Unidade Sanitária Posto de Saúde, fazendo exames de hanseníase. Em 1968 trouxe sua família para cá e tudo se tornou mais fácil. Sempre priorizando a saúde do ser humano pois entendia que para ser herói bastava somente ser humano, realizar seu trabalho com compromisso e humildade. Sua grande marca era fazer medicamentos para dor de ouvido. O portão da casa ficava aberto pois sempre recebia muitas pessoas que necessitavam de ajuda”.
Em 2011 José de Souza começou a trabalhar na Assembleia Legislativa do Espírito Santo e permaneceu até sua aposentadoria, sempre atuando na área da saúde. Exerceu também o cargo de fiscal de rendas nos distritos de Pequiá, Laranja da Terra e Santa Clara. Sempre foi fiel a seus políticos preferidos.
Diego Huguinim, neto de José de Souza Huguinim, contou que ouviu uma frase de seu avô que ficou marcada “Meu filho, na vida a gente tem que fazer o bem”. E completa “O legado do meu avô é o bem. Ele só fez o bem nesse mundo. Ele deixava de se ajudar para ajudar outras pessoas, conhecidos, amigos e também pessoas não conhecidas”.
Acompanhe os trabalhos do Poder Legislativo de Iúna:
Mín. 20° Máx. 36°