Neste sábado, 27 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre José de Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu pela primeira vez a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.
A mata atlântica corresponde a cerca de 15% do território brasileiro, abrangendo 17 estados, uma das regiões mais ricas em biodiversidade no mundo, muito predominante na costa do Oceano Atlântico, sendo essa a razão de seu nome.
Os desmatamentos têm ocasionado fragmentação da floresta, resultando em prejuízos a inúmeras espécies, como a onça-pintada, por exemplo, que é um dos símbolos da Mata Atlântica. Estima-se que atualmente existem apenas cerca de 300 onças no bioma.
Em prol da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública de Iúna, em um ano, já promoveu e apoiou o plantio de mais de 2 mil plantas nativas no município, por meio de compensação ambiental ou eventos de educação ambiental. Promover a recuperação da Mata Atlântica resulta no fortalecimento e conservação da biodiversidade.
Proteja as florestas, proteja o futuro!
Assessoria de Comunicação
Email.: [email protected]
Mín. 11° Máx. 23°