Sábado, 28 de Maio de 2022
17°

Poucas nuvens

Iúna - ES

Geral Espírito Santo

Escola faz reflexão sobre confronto bélico durante aulas de Química

No projeto “A Química da Guerra” foram estabelecidas relações entre os conteúdos de Química e as principais substâncias usadas em conflitos.

12/05/2022 às 15h10
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Alunos do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Pedro Antônio Vitali, em Colatina, desenvolveram, durante o mês de abril, um projeto denominado “A Química da Guerra”, em que foram estabelecidas relações entre os conteúdos de Química desenvolvidos em sala de aula e as principais substâncias envolvidas em região de conflito, sendo muitas dessas substâncias presentes em nosso cotidiano. A ação foi coordenada pelos professores Roldenir de Oliveria e Lorena Coelho Benevides. 

Foram realizadas quatro fases de abordagem. A primeira, denominada “A Ameaça Nuclear”, relacionou os elementos Urânio, Plutônio e Hidrogênio às armas nucleares, citadas frequentemente em conjecturas sobre uma possível 3ª Guerra Mundial e seus efeitos catastróficos, por meio da exposição da maquete de um míssil, um cogumelo nuclear e vídeos de explosões nucleares e estruturas das bombas.

A segunda, denominada “Armas Químicas”, relacionou os elementos nitrogênio, fósforo, enxofre e cloro aos gases tóxicos, geralmente utilizados em ações terroristas e extermínio de populações, por meio de painéis com cartazes e maquetes de estruturas moleculares suspensas.

A terceira, denominada “Substâncias em Evidência”, relacionou os fertilizantes químicos e os combustíveis fósseis aos seus elementos constituintes básicos: o potássio, o carbono e o hidrogênio, utilizando os mesmos recursos de painéis e maquetes moleculares suspensas, contando com a colaboração artística da professora Dwane Cecília Damas.

A quarta e última etapa foi o evento, que contou com representantes de toda a comunidade escolar, em que foi feita uma síntese de todo o trabalho e uma reflexão sobre os caminhos racionais alternativos ao confronto bélico. No encerramento, o professor Roldenir de Oliveira cantou a música “Por um mundo bem melhor” (We Are The World), acompanhado pelos demais participantes.

 Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

%fim-post%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Iúna - ES Atualizado às 01h33 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 26°

Dom 27°C 14°C
Seg 29°C 14°C
Ter 30°C 15°C
Qua 29°C 15°C
Qui 25°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes